Sónia Carvalho ? CV

Sónia Isabel Pereira de Carvalho
01 de Dezembro de 1978, Sermonde, Portugal

Education

2013 Mestre em Desenho e Técnicas de Impressão pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com o trabalho de projeto “URBA FEAT: análise do processo criativo”.

2010 Obteve o grau de Professora Profissionalizada em Serviço pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

2003 Curso Bietápico de Licenciatura em Artes Plásticas – 2.º Ciclo - Ramo Pintura pela Escola Superior Artística do Porto.

2000 Licenciatura em Artes Plásticas pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Arte e Design das Caldas da Rainha.

1999-2000 Realização de distintas disciplinas do curso de Artes Plásticas, tais como Gravura, Escultura e Multimédia, na Faculdade de Belas Artes da Universidade Complutense de Madrid.

1999 Bacharelato em Pintura pela Escola Superior Artística do Porto e bolseira do programa Erasmus pela Faculdade de Belas Artes da Universidade Complutense de Madrid.

Individual Exhibitions

2008Exposição individual “Retro I” no espaço cultural “Pedro Remy”, em Braga.

2006Exposição individual “In Between”, na Galeria Plumba, Porto.

2005Exposição individual “Protect Yourself! Part II” na Galeria Bozart, Lisboa.

2005Exposição individual “I’ve got your soul, Protect Yourself!” na Galeria Fuga pela Escada, Guimarães.

2001Exposição individual “Katharsis” e realização de uma Performance com o mesmo título com Sérgio Calisto, na Galeria “quarto da Maria”, Porto.

Collective Exhibitions

2014“ Arte em segredo”, na Galeria dos Leões (Reitoria da Universidade do Porto, organizada pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

2014 “Cuadernos de Viaje”, Escola de Arte de Oviedo, Espanha.

2013 “Desenho na Universidade Hoje – Encontro Internacional de Desenho, Imagem e Investigação”, da Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes e Faculdade de Arquitectura, com o projeto de Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com o trabalho de projeto “URBA FEAT: análise do processo criativo”, enquadrado na exposição de projetos experimentais.

2013“Cuadernos de Viaje”, Casa De La Cultura De Aviles, em Gijón, Espanha.

2013“UMA QUESTÃO DE GÉNERO”, 1.ª Avenida - Edifício AXA, comissariada por Raquel Guerra.

2012“CRE(A)TIVE CONNECTIONS #0”, produzida por quarck.productions.in.site.galerie.present, curadoria Filipe Garcia & Maari Soekov.

2011Exposição de Artes Plásticas da “Coleção Maria José Laranjeiro”, Centro Cultural Vila Flor, Guimarães.

2009Festival V-a-B, na Velha a Branca, Braga.

2009“Living Art Project” no Palace Hotel, Porto.

2008“Afrontamentos 5”, na Quase Galeria do Espaço T, comissariada por Fátima Lambert, no Porto.

2008“Opções e Futuros”, comissariada por Miguel Amado, na Galeria de Arte Contemporânea “Arte Contempo”, Lisboa.

2008“Afrontamentos 4”, na Galeria de Arte Contemporânea “João Pedro Rodrigues”, Porto.

2007“Almoço na Relva” com Marcus Pereira e Vergílio Ferreira, na Casa da Cultura de Paredes.

2007 Festival Internacional de Arte e Multimédia IMAN, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.

2006Feira Internacional de Lisboa representada pela Galeria de Arte Plumba do Porto.

2006“Se eu te desse uma cor, tu davas-me um desenho?” na Galeria Fuga pela Escada, Guimarães.

2006Aniversário dos 10 anos da Companhia de Teatro, Teatro Plástico, Porto.

2005Exposição coletiva na Galeria Elemento, Porto.

2005“5 paisagens vistas de uma Janela” na Galeria Fuga pela Escada, Guimarães.

2005“Retrata-me, diz-me com quem andas que eu digo-te quem tu és!” no“labirintho bar”, Porto.

2005Vídeo-Instalação “Je suis Folle” na Galeria Alvarez, sala Um, Porto.

2001 “(+ de) 20 grupos e episódios no Porto do século XX”, na Galeria Almeida Garrett da Câmara Múnicipal do Porto.

2001 “Ocupação de espaços”, produzido por A.I.C.A.R.T., no Quartel do Bom Pastor, Porto.

2001 “LAB5”, comissariado por Francisco Vidal, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Arte e Design das Caldas da Rainha.

2000 “Sentidos Grátis 3.1” na Galeria da Faculdade de Belas Artes da Universidade Complutense de Madrid.

2000 “RECORRIDOS”, mostra de videos, com o vídeo “Zero”, na Faculdade de Belas Artes da Universidade Complutense de Madrid, Espanha.

Performance

2012Evento performativo “Mental physical temporary#2”, na AISCA - Viana do Castelo.

2012 Performance “ Between Skins, 1.º Ato”, Casa Museu Teixeira Lopes, Vila Nova de Gaia no âmbito do “pre.sent.in.place”. Curadoria: Filipe Garcia.

2011-13“URBA FEAT”, projeto de artes performativas. Na vertente de DJ e performer, tocou em (Porto) Passos Manuel, Espaço Cultural Maus Hábitos como URBA FEAT PROTORRAGIO; (Guimarães) no Espaço Casulo, como URBA FEAT PROTORRAGIO; (Lisboa) Music Box, como URBA FEAT FAB na 1.ª I-Battle em Portugal, produzida pela Red Bull Music Academy e (Madrid – Espanha), no Espaço Cultural La Tabacalera, como URBA FEAT PROTORRAGIO.

2011Colaboração na Performance de Filipe Garcia:”Sincronicidade Não Local a “Olhar o Vento” Com Filipe Garcia, Hugo Soares, no evento: OLHAR O VENTO, Performance e A R T E E F E M E R A, Porto.

2011Colaboração na performance “Untitled/ Conversation pieces”, Performance de Hugo Pinho, em “We are ready for our [close-up]”, produzido pela Faculdade de Belas Artes do Porto, Porto.

2011Performance “Nerglmr” de Manoel Barbosa, na16.ª Bienal de Cerveira, Portugal.

2011Performance “GROORDLM” de Manoel Barbosa, na16.ª Bienal de Cerveira, Portugal.

2011 Performance “P.O.R.T.A.L. # 1”, no evento performativo “Mental physical temporary#1”, comissariado por Hugo Soares, na JUP - Porto.

2011Instalação “SWITCH” de Miguel Clara Vasconcelos e Gustavo Costa, Projeto em Permanência, no foyer do Auditório da fundação de Serralves, com a participação como performer no Projeto.

2011Participação no projeto “Skilled Art - Sonoridades Telemáticas”, direcção, Fernanda Gomes e Luis Girão; músicos João Gigante, Miguel Arieira e Sónia Carvalho; performers, Filipe Garcia e Hugo Soares, técnicos, André Romão e Paula Carvalho, realizado no

2008“Athletic Cocktail”, coletivo Athletic Cocktail, coletivo internacional de Dj,Vj e Performance, com Filipe Canha e Alejandra Pinggera. Selec. (Porto) Casa da Música – Noites Clubbing, Passos Manuel, Plano B, Houdini Bar, Associação 555, Espaço Cultural Maus Hábitos; (Vila da Feira) Escadas para o Céu; (Tomar) Festival Bons Sons; (Lisboa) Mini-mercado.

2005Performance Sonora “Talk Show” com Miguel Santos, no Espaço Cultural Maus Hábitos, Porto.

2004“Girls on Goma coletivo”, coletivo - som: Sónia Carvalho, Rute Silva, video: Patricia Caveiro e Isabel Paiva. selec.(Porto) Triplex, festas da Gigi; Moinho de Vento; On Off Club; Zenite; Ribeira de Ouro; (Aveiro) Olaria Bar; (Lisboa) Mexe; (Tomar) Paraiso Cafe; (Évora) Amas do Cardeal; (Mogadouro) Festas da Cidade; (Espinho) Dolchè.

2003Performance “2+2=4” com Oscar Martin, na Mina de S. Domingos.

2003Performance “Operação Disturbo” com Oscar Martin (som), Javier Sanz (som) e Isabel Paiva (projeção interativa), no Convento das Dominicas, Guimarães.?

2002Performance “About Comunication” com Katharina Heistinger, no Evento Sentidos Grátis 5.0, Porto.

1998Performance “Metamorphosis 2” com a participação de Raquel Magalhães e Alexandra Lobato, no “Festival X”, Porto.

Profissional Experience • Teaching

2005-2014Lecciona no Colégio Internato dos Carvalhos. Sendo que leciona no curso de Artes e Indústrias Gráficas, no ensino secundário, desde 2006 e no ensino básico, a disciplina de E.V.T. no ano letivo de 2005/2006.

2011 Workshop de Performance Art, Direção de Manoel Barbosa, Co-direção de Sónia Carvalho, promovido pela Fundação Bienal de Cerveira.

2002-2009Leccionou na Escola Superior Artística do Porto (extensão de Guimarães).

2004-2006Leccionou cursos livres de pintura e de desenho de figura humana no espaço “A Barraca”, Porto.

Profissional Experience • Visual Arts Production

2012-2014É colaboradora da associação cultural Pensart, sediada em Madrid.

2005No âmbito do curso de Pós-Graduação em Direção Artística e do Projeto T'ARTE 05, da Escola Superior Artística do Porto – extensão em Guimarães, apoio à organização de um evento de intervenção urbana no Centro Histórico de Guimarães com os artistas Eltono e Nuria.

2005No âmbito do curso de Pós-Graduação em Direção Artística e do Projeto T'ARTE 05, da Escola Superior Artística do Porto – extensão em Guimarães, co-organização de uma mesa redonda/debate moderado por Eduardo Madureira com a participação de José Guilherme Oliveira, Susana Piteira, Nuria e Eltono.

2004Produção do "O Corpo e a Arte", evento performativo dos alunos do 2.º ano de Desenho da Escola Superior Artística do Porto – extensão de Guimarães, no Laboratório das Artes, Guimarães.

2004Produção de mostra de Vídeo Documental da Associação Feminista Austríaca – FO/Golab, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Arte e Design das Caldas da Rainha, juntamente com Sílvia Moreira e Pedro Barateiro.

2001Produção do projeto “Embarc’Acção” e Co-produção da Sentidos Grátis.

2001Apoio à direção do Evento Cultural “WC invicta publicarte”, no Porto, da Sentidos Grátis.

2000Produção do Projecto “Sentidos grátis 3.1” na Faculdade de Belas Artes da Universidade Complutense de Madrid, juntamente com João Lima e Octávio Vieira.

2000Produção do intercâmbio de artistas Madrid/Porto para o Evento Cultural “Sentidos Grátis 3.0”, da Sentidos Grátis, realizado na Papelaria Reis, Porto.

2000Apoio à Direção da atividade “Dia Grátis” na Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto, Produção da Sentidos Grátis.

Profissional Experience • Theatre Production

2004Produção do espetáculo “Nada” da companhia de teatro profissional Teatro Plástico, no Teatro Municipal Rivoli, Porto.

2003Produção do espectáculo “In/Out”, da companhia de teatro profissional Teatro Plástico, na Galeria de Arte Contemporânea Graça Brandão, Porto.

2003Assistente de Produção do espectáculo “X/Y”, da companhia de teatro profissional Teatro Plástico, no Teatro Municipal Rivoli, Porto.

Profissional Experience • Others

2005Realização do Vídeo com Miguel Santos, para o espetáculo “In/Out”, do Teatro Plástico, na Galeria de Arte Contemporânea Graça Brandão, Porto.

2005Realização da banda Sonora com Miguel Santos, para o espetáculo “Nada”, do Teatro Plástico, no Teatro Municipal Rivoli, Porto.

2004Assistente do artista plástico Baltazar Torres.

2004 Montagem da exposição individual “Hierbas Dañinas” de Baltazar Torres no Centro de Arte Contemporânea de Málaga, Espanha.

Seminars & Workshops

2011Selecionada para o Workshop de Performante Art, organizado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e orientado pelo artista Manoel Barbosa (PT/E.U.A.).

2002Participação no Workshop de Teatro, dirigido por Ricardo Moura e Vera Paz e coordenado por Ana Teresa Magalhães, no Cine-Teatro Curvo Semedo em Montemor-o-Novo.

———Participação no Workshop de “Monstershop”, orientado por Joclécio Azevedo, Helder Dias, Susana Jaques e João Sousa Cardoso, no Instituto Superior de Música, Artes e Espetáculos do Porto, produzido pelo Núcleo de Experimentação Coreográfica.

2001Seleccionada para o Workshop de coreografia e movimento orientado por Vera Mantero e produzido pelo N.E.C. no Teatro Municipal Rivoli, Porto.

2000Participação no Seminário “Nuevas Tecnologias”, orientado por José Luis Brea, no Círculo de Belas Artes de Madrid.

1999Participação no seminário “Metáforas del cuerpo en el arte del Sec. XX”, orientado por D. Juan Antonio Ramirez no Círculo de Belas Artes, Madrid.

Publications, Acquisitions & Others Projects

Publications

2011Catálogo da Coleção Maria José Laranjeiro.

2008Publicação na Revista DIF, n.64 - Dezembro, no âmbito da Red Bull I-Battle, Lisboa.

2007Revista Francesa de Arte Contemporânea “Art Actuel”, Jan/Fev.

2007 Catálogo "OPÇÕES & FUTUROS - OPTIONS & FUTURES", #3, comissariado por Miguel Amado, 2007.

2006Revista Espanhola de Arte Contemporânea “Exit Express”, n.º 20 – Maio.

2005Revista “Margens e Confluências”, n.10 – Dezembro.

2005Edição de autor, "Protect yourself - Olha para o que eu faço, não olhes para o que eu digo!"

2005Revista “Search Megazine”, n.º12 – Abril 2005

2002Catálogo de finalistas , ESTGAD – das Caldas da Rainha.

2001Catálogo “(+ de) 20 grupos e episódios no porto do século XX”, comissariado por Fátima Lambert e Laura Castro, editado pela Galeria do Palácio do Porto.

Internet Publications

2013-14 http://www.i2ads.org/dut2013/

2002-14http://www.anamnese.pt/

2002-14 http://www.fundacao-plmj.pt

Acquisitions

2011Coleção Drª Maria José Laranjeiro, Guimarães, Portugal.

2007Câmara Municipal de Paredes, Portugal.

2006Fundação PLMJ, Lisboa, Portugal.

Individuals

Others Projects

2013Selecionada para “Desenho na Universidade Hoje – Encontro Internacional de Desenho, Imagem e Investigação”, da Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes e Faculdade de Arquitectura, com o projeto de Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com o trabalho de projeto “URBA FEAT: análise do processo criativo”, enquadrado na exposição de projetos experimentais.

2008 Foi selecionada para o “Taster Lx” da Red Bull Music Academy.

2005Selecionada para o projeto de residência artística “idee einer reise”, na Áustria, apoiado pela União Europeia.