Sónia Carvalho ? Bio

Licenciada em Artes Plásticas pela Escola Superior de Artes e Design (ESAD) das Caldas da Rainha e em Pintura pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP). Foi bolseira do programa de Intercâmbio Europeu ERASMUS, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade Complutense de Madrid. Na actualidade realiza 2º ano do Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão, na Faculdade de Belas Artes do Porto.

Artista pluridisciplinar, o seu trabalho centra-se em múltiplos meios de expressão, sobressaindo a pintura e o desenho. É nestes meios, o potencial da dimensão performativa o foco da sua investigação e plataforma de actuação, onde o processo criativo faz existir. A arte Sonora é um medium que tem vindo a explorar nos últimos anos:

“Dj, pintora, agitadora cultural y feminista. En Sónia es difícil separar vida de arte. Diarios gráficos, graffitis, pintura y música, que nos sitúan en el medio de una jungla urbana exenta de peligros; donde los ritmos, la multiculturalidad y el arte urbano se dan la mano. Sónia conecta, además, España con Portugal con vínculos afectivos y laborales que, otra vez más, es complicado desligar.”
Job Sánchez

Trabalhou como professora Universitária na Escola Superior Artística do Porto, extensão de Guimarães, na actualidade é docente no Curso Secundário de Artes e Indústrias Gráficas no Colégio Internato dos Carvalhos. Expõe o seu trabalho desde 2002, destacando a exposição individual In Between na Galeria de Arte Contemporânea Plumba, no Porto; a colectiva “Opções e Futuros” comissariada por Miguel Amado na Galeria de Arte Contemporânea “Arte Contempo”, Lisboa. Também participou na feira de arte FIL de Lisboa.

Com os projectos de Dj/Vj e Performance salientam-se os espaços tais como a Casa da Música, no Porto, o MusicBox em Lisboa, a Tabacalera em Madrid, e as actuações com o colectivo Alemão Pfadfinderei, o produtor Americano Arthur Baker, entre outros. Foi seleccionada para o Taster Lx da Red Bull Music Academy.